Gabriel Lando

Switch para lâmpada usando ESP32 via WiFi

  A ideia do projeto foi criar um switch conectado no WiFi para uma lâmpada, permitindo que eu pudesse acender e apagar a lâmpada por uma página web, acessando-a pelo celular ou computador.

    Para isso, utilizei um kit de desenvolvimento da DOIT, o qual possui um módulo ESP32, que possui conectividade WiFi e Bluetooth. Nesse projeto, foi utilizado a conexão WiFi, dispensando a criação de aplicações, uma vez que o módulo possibilita a criação de uma página web simples.

    Para não se fazer necessário o desligamento do interruptor, foi usado uma ligação Three Way, tornando possível o acionamento da lâmpada tanto pela página web quanto pelo interruptor físico. Sendo assim, foi necessário realizar a leitura do estado atual da lâmpada, para alternar a escrita do botão, entre "Ligado" e "Desligado", assim como a sua cor.

    Para realizar a leitura de uma fase da rede elétrica, sem danificar o módulo ESP, foi usado um circuito com uma ponte retificadora e um optoacoplador 4N25, o qual isola o ESP da rede elétrica ao mesmo tempo que permite a leitura do estado atual da lâmpada.

    Para a página WEB, que foi construída em HTML, foi utilizado AJAX, o qual torna mais rápido o clique do botão, uma fez que não se faz necessário um recarregamento da página cada vez que o botão é clicado. Ao ser pressionado, o botão envia uma solicitação, que é interpretada pelo ESP, o qual realiza uma ação, podendo ativar ou desativar o relé, modificando o estado da lâmpada.

Código fonte utilizado:

 
Imagens...
 
Imagens....